terça-feira, 27 de abril de 2021

A Nação Navajo

                       A Nação Navajo

Vivendo no nordeste do Arizona e nas partes adjacentes dos estados do Novo México e Utah, os navajos são fazendeiros pecuaristas há centenas de anos; e as suas traições incluem o respeito à natureza, especialmente à água e ao vento. Eles acreditam que suas origens vieram da deusa Esdzanodlehi (mulher em mutação).

Os navajos regem seus negócios através da eleição do “Conselho Nacional Navajo” formado em 1923.

Os Crees do Canadá e dos EUA

 Os Crees do Canadá e dos EUA

No Canadá os crees vivem em Manitoba e em Saskatchewan, e nos EUA em Montana e Dakota do Norte. Inicialmente eles viviam em florestas e pântanos florestais onde caçavam, pescavam e armavam arapucas; mas por volta 1800 bandos de crees se mudaram para as planícies para caçar búfalos.

As tribos crees organizam cerimônias de “saída” para as crianças, para marcar a importância de sua herança; onde elas saem de tendas tipi cerimoniais em suas vestimentas crees, carregando ferramentas ou bem simbólicos.

Groenlânndia

 

                Groenlândia

A Groenlândia é a maior ilha do mundo e os seus habitantes são descendentes de grupos inuítes e escandinavos, vivendo a maioria deles em cidades ao longo da orla sudoeste da ilha. Mesmo existindo estradas a maioria das viagens de longa distancia é feita pelo ar.

A indústria da pesca gera 95% da renda da Groenlândia, tendo mais de 200 espécies de peixes e frutos do mar nas águas da ilha. Nos supermercados groenlandeses a carne de foca e baleia é vendida junto com a de vaca e de carneiro.

A vestimenta nacional da Groenlândia são calças para as mulheres usadas com botas de cano longo de diversas cores: branca para as garotas jovens, vermelhas para as mulheres casadas e azuis ou amarelas para as mais velhas.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Os Inuítes de Nunavist

 Os Inuítes de Nunavist

Os inuítes vivem numa parte dos territórios do noroeste canadense chamada Nunavut que significa “nossa terra” em inuktitut (o idioma inuíte), levando uma vida moderna em muitos sentidos, usando: veículos para neve, telefones e computadores.

Com a ajuda do governo algumas famílias inuítes optaram por se tornar caçadores em tempo integral vivendo em acampamentos no gelo e combinando alguns confortos modernos com um estilo de vida mais tradicional, caçando: focas, leões-marinhos, baleias e renas selvagens por sua carne e couro.

O povo inuíte não vive em iglus, eles são apenas usados como abrigos temporários de neve construídos pelos caçadores.

Iglu significa "casa" em inuktitut.



Quebec - Canadá

 Quebec – Canadá

O Canadá é um país de culturas de língua inglesa e francesa; a cidade de Quebec fica no sudoeste do país e a maioria dos seus residentes fala francês.

Vieux Quebec (a cidade velha) tornou-se um patrimônio da humanidade em 1985; sendo a cidade mais antiga da América do Norte, ela é um labirinto de ruas, muralhas, igrejas e campos de batalhas. E a única cidade fortificada.

Em janeiro os residentes de Quebec aproveitam o Carnaval de Inverno com: esculturas de gelo, danças e corridas de trenós puxados por cães.

domingo, 25 de abril de 2021

As Principais Comemorações Religiosas

 As Principais Comemorações Religiosas

Eid ul-Adha

Esta festa móvel muçulmana ocorre durante o décimo segundo mês muçulmano; ela marca o fim do Haji, que é a perigrinação a Meca, e a data em que Alá pediu ao profeta Abrão que sacrificasse seu filho, Isaac.

Ramadã e o Eid ul-Fitr

Durante o mês do Ramadã os muçulmanos não comem ou bebem da alvorada ao anoitecer e o Eid ul-Fitr começa quando a lua nova começa a surgir no céu.

Ano Novo Chinês

Este festival começa no primeiro dia do calendário lunar (geralmente em fevereiro) e dura vários dias, onde: os espíritos ruins são afastados, símbolos da sorte são pintados de vermelho nas portas e são distribuídos pacotes de dinheiro em vermelho para dar sorte; e um novo “Animal do Ano” começa o seu reino.

Natal

No calendário cristão o Natal (aniversário de Jesus Cristo) cai sempre no dia 25 de dezembro.

Bar Mitzvah

O menino (de 13 anos) e a menina (de 12 anos) se tornam filhos do mandamento em seus Bares Mitzavah e passam a aceitar a responsabilidade de suas próprias ações.

Vaisakhi (Sikh e Hindu)

Comemorado em abril, o Vaizakhi marcava o fim da colheita de primavera no panjabe, na Índia nos tempos antigos. Nesta época os sikhs também comemoram a criação do Khalsa pelo Guru Gobhind Singh.

O Khalsa (que significa “puro) é um grupo de idosos sikhs que defendem a fé sikh, e usam cinco símbolos importantes: cabelos sem corte, um pente de cabelo, uma espada, calças curtas e um bracelete de aço.

Páscoa

Ocorre após o período de 40 dias de Quaresma (um período de abstinência) entre março ou abril todo ano, celebrando a morte (sexta-feira santa) e ressurreição (domingo de Páscoa) de Jesus Cristo três dias depois.

Halloween (dia das Bruxas)

Esta antiga cerimônia pré-cristã é sempre realizada no dia 31 de outubro; há muitas centenas de anos as pessoas acreditavam que nesta data os espíritos dos mortos retornavam e acendiam-se fogueiras para espantar os espíritos do mal e as pessoas usavam máscaras para se esconder de fantasmas malignos.

Chanuká

Comemorado no mês judaico do Kislev (dezembro), este festival judaico de luz de oito dias celebra a grande vitória dos judeus sobre os sírios em 165 a.C. onde uma vela é acesa a cada noite para lembrar a retomada do templo em Jerusalém.

Holi

Este festival é praticamente celebrado no norte da Índia e dá boas vindas à primavera, no dia anterior ao Holi, fogueiras são acesas para mostrar a destruição de Halika, o demônio do mal; e no dia seguinte todos lançam pós e tintas de cores brilhantes uns nos outros.

 

As Religiões Mais Conhecidas

 As Religiões Mais Conhecidas

Hinduísmo

Seguidores: Hindus

Crenças: Brama é o criador e fundador de tudo, muitos outros deus hindus derivam de Brama; Samsara é o ciclo do nascimento e renascimento; Karma é a crença de que a maneira como agimos afeta nossa própria vida.

Deveres: bondade e orações chamadas pujas.

Textos: As Vedas que são escrituras reveladas por uma fonte espiritual.

Islamismo

Seguidores: Muçulmanos, principalmente os grupamentos suni, Shi’a e Sufi.

Crenças: Alá o único deus e Maomé é o seu profeta.

Deveres: Os Cinco Pilares do Islã: declaração de fé, rezar 5 vezes por dia, fazer caridade, jejuar e fazer a peregrinação a Meca.

Textos: O Alcorão (escrituras muçulmanas como reveladas ao sagrado profeta Maomé).

Sikhismo

Seguidores: Sikhs (ou sikhs)

Crenças: um deus que é a verdade

Deveres: A busca da verdade, a bondade, o trabalho duro e as orações.

Textos: O Guru Granth Sahib (um livro sagrado de ensinamentos é a palavras).

Bahá’Í

Seguidores: Bahá’í

Crenças: Harmonia, igualdade e a unificação de todas as religiões.

Deveres: Fé em Bahá’u’lláh, orações e jejum.

Textos: O Kitáb-i-tqán, O Livro da Certeza (ensinamentos sobre religiões e a natureza de Deus).

Budismo

Seguidores: Budistas

Crenças: Iluminação alcançada através de bons pensamentos, ações e palavras.

Deveres: Seguir as Quatros Nobres Verdades e o Caminho Óctuplo para a iluminação.

Textos: O Tripitaka (as regras para monges; os ensinamentos originais de Buda; o significado profundo do budismo.

Judaísmo

Seguidores: Judeus, principalmente os grupamentos conservadores, ortodoxos (tradicionais) e reformistas.

Crenças: Existe apenas um Deus.

Deveres: seguir os Dez Mandamentos dados a Moisés por Deus e a Torá.

Textos: O Tanakh ou bíblia hebraica, a Torá (ensinamentos) e o Talmude (leis ou modo de vida judaico).

Zoroastrismo

Seguidores: Zoroastrianos ou parsis (na Índia).

Crenças: O bom Deus criador, Ahura Mazda e a força negativa, Ahriman. O bem superará o mal.

Deveres: Bons pensamentos, boas palavras, boas ações.

Textos: O Avesta (um livro sagrado de leis, ensinamentos e hinos, chamados de gathas).

Cristianismo

Seguidores: Cristãos de várias denominações, por exemplo, católicos e protestantes.

Crenças: Deus como pai, filho (Jesus Cristo) e espírito santo.

Deveres: Amor, compaixão, orações e adoração.

Textos: Novo testamento (a vida, ensinamentos e parábolas de Cristo; também o único da difusão da igreja cristã após sua crucificação).