quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

O Sol


                      O Sol

Sendo o centro do nosso sistema solar, o sol faz com que todos os planetas, asteroides e cometas daqui orbitem envolta dele por causa da sua imensa força gravitacional.
                            Vento solar

Vindo principalmente da coroa solar, os “ventos solares” evaporam do sol em todas as direções, chegando a uma velocidade de até 400 km/s com partículas carregadas de prótons, elétrons e alguns íons mais pesados que interagem com os campos magnéticos da Terra formando as cortinas brilhantes de luz no alto do céu, conhecidas como “Aurora Boreal (do norte) e Austral (do sul).
                           Manchas solares

As manchas solares são trechos inconstantes e mais frias na fotosfera, provavelmente causadas por interações magnéticas, a sombra interna de cada mancha tem em torno de 4000° C e a externa 5500° C; se alternando num ciclo de 11 anos, e o tempo de vida comum delas é de duas semanas.

            Explosões e proeminências solares

Erupções solares são explosões massivas na coroa mais baixa e na cromosfera, provocando maciças erupções solares, chamadas ejeções de massas coronais.
Proeminências solares são maiores e mais duradouras que as erupções, medindo milhares de quilômetros, as maiores podem chegar até 500.000 km.
Perfil do sol
Diâmetro do Equador: 1.392.000 km
Área da superfície: 6,10 milhões de milhões de quilômetros quadrados
Massa: 1,99 bilhões de bilhões de toneladas
Volume: 1,41 bilhões de bilhões de quilômetros cúbicos
Densidade média: 1,408 gramas por centímetro cúbico


Nenhum comentário:

Postar um comentário