terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Lua

                         Lua


As luas são conhecidas por serem satélites naturais que orbitam alguns planetas. A lua que orbita o nosso possui uma superfície com: crateras, montanhas, vales, planícies chamadas de mares. E a sua atmosfera é composta de poucos traços de hélio, neônio, hidrogênio e argônio.
Teoria de origem da lua terrestre
Acredita-se que a lua foi formada quando um corpo rochoso do tamanho de Marte (conhecido com Teia) bateu na Terra há uns 4,5 bilhões de anos, quando a Terra tinha mais ou menos 100 milhões de anos de idade. A matéria solta e os escombros que orbitavam a Terra depois do impacto se acumularam e formaram a lua.
Perfil da lua
Diâmetro do Equador: 3.476 km
Área da superfície: 37,9 milhões km²
Inclinação do eixo: 3,6° a 6,7°
Massa: 0,074
Volume: 0,020
Densidade: 3,34g por cm³
Gravidade: 0,165
Distância média da Terra: 384.400 km
Velocidade média orbital: 1,02 km/s
Tempo de uma orbita: 29 dias, 12 horas, 44 minutos
Temperatura média da superfície: - 23° C
Temperatura mínima da superfície: - 230° C
Temperatura máxima da superfície: 124° C
O lado escuro da lua
A lua da uma volta em si mesma uma vez e ao mesmo tempo que leva para completar uma orbita na Terra; isto significa que a lua tem um lado voltado para Terra predominantemente.
Devido às leves variações da órbita lunar e da “oscilação” em seu eixo, 3/5 de sua superfície por ser visto na Terra, os outros 2/5 estão sempre escondidos e só foram vistos por naves em órbita lunar. Às vezes o lado distante é chamado de “o lado escuro da lua”, mas esta parte também recebe luz solar como as outras.
As marés
Mesmo o sol tendo alguma influência, as marés oceânicas são causadas principalmente pela interação gravitacional entre a Terra e a lua. A força gravitacional da lua faz com que os oceanos sejam atraídos para ela, e com isso fazendo as marés subirem também, e do outro lado da Terra as marés baixas.
Como a Terra gira torno do próprio eixo, as marés sobem e descem duas vezes ao dia num intervalo de seis horas entre a baixa e a alta.
Eclipse solar
Acontece quando a lua fica entre o sol e a Terra e bloqueia parcialmente a visão (eclipse parcial) ou toda ela (eclipse total) do disco solar. A quantidade apagada varia de acordo com a posição da Terra.
A área da sombra produzida na Terra num eclipse total tem aproximadamente 270 km de extensão e se move enquanto a Terra gira e a lua continua orbitando. Em média há dois eclipses totais a cada três anos.
Eclipse lunar
Acontece quando a Terra fica entre o sol e a lua, e ela começa a brilhar num tom avermelhado por causa dos raios solares curvados (refracionados) pelas extremidades da atmosfera terrestre.
Fases da lua
Lua crescente
Lua nova
Lua cheia
Lua minguante


Nenhum comentário:

Postar um comentário