segunda-feira, 29 de junho de 2020

Naves espaciais


Naves espaciais
Vostok (URSS/Rússia)
A cápsula Vostok era uma pequena esfera de apenas 2,5 metros de diâmetro, e os seus tripulantes eram chamados de “cosmonautas” pela União Soviética. Cada cápsula levava um cosmonauta no espaço por missões com durações de até 5 dias; o primeiro deles foi Yuri Gagarin, que fez o seu primeiro voo tripulado em 12 de abril de 1961 numa viagem que durou menos de duas horas do lançamento até a aterrissagem.
Gemini (EUA)
Era uma nave de dois lugares lançada pelo foguete Titan que permitiu aos astronautas praticarem todas as manobras que seriam necessárias para uma missão de aterrissagem na lua. Os seus voos ocorreram entre 1965 e 1966, e a sua missão mais longa durou 13 dias e 18 horas.
Mercury (E.U.A)
Era uma cápsula com capacidade apenas para uma pessoa e o seu primeiro astronauta foi Alan Shepard (E.U.A), que foi o único astronauta da Mercury a andar na lua.
Apolo (E.U.A)
A nave foi feita com três módulos:
·        Módulo de comando: a única parte da nave que retornava a Terra
·        Módulo serviço: responsável por abastecer a nave com ar e eletricidade
·        Módulo excursão lunar (LEM): responsável por descer até a lua.
Nas ultimas três missões Apolo transportou um carro elétrico chamado “explorador lunar” para viajar através da superfície da lua.
Em mais de seis missões, 12 astronautas da Apolo pousaram na lua e trouxeram rochas lunares para a Terra, e também deixaram pacotes de instrumentos científicos na sua superfície.
Soyuz (URSS/Rússia)
Possuindo 2,7 metros de diâmetro e 7 metros de comprimento, a nave tinha três módulos: módulo instrumento, módulo reentrada e módulo orbital. O módulo reentrada aterrissa de paraquedas no solo e também lança foguetes no logo antes de pousar para amortecer o impacto.
Space Shuttle Orbiter (E.U.A)
O ônibus espacial Orbiter tem 37 metros com uma envergadura da asa de 24 metros; há uma área nele com satélites, laboratórios e instrumentos científicos que serão levados para o espaço chamado “playload bay”. Possuindo uma tripulação de dois pilotos e outros cinco astronautas, o ônibus espacial é lançado com a ajuda de dois foguetes impulsionadores e um tanque externo de combustível que abastece as três enormes máquinas na cauda do Orbiter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário