quinta-feira, 23 de outubro de 2014

As técnicas e os testes projetivos II

As técnicas e os testes projetivos II
4.   Caracteres gerais dos métodos projetivos
Os métodos projetivos diferenciam-se, nitidamente, dos outros métodos de estudo da personalidade, por varias características:
·        Dentre as características, a mais importante é, o fato de procurarem obter a partir de um determinado estimulo, o maior numero de respostas qualitativamente diferentes.
·        A segunda característica é a necessidade para a interpretação, de considerar um segmento de comportamento de reação, a um estimulo, em função dos outros segmentos desse comportamento.
·        A terceira característica é o fato de o sujeito jamais poder reconhecer a significação psicológica da resposta dada.
5.   Técnicas e testes projetivos
O problema da quantificação das respostas é levado a propor outro: o da definição de técnicas e métodos projetivos de um lado, e testes projetivos de outro.
Muitas vezes apresenta-se uma tendência para recusar, a tais provas, o qualitativo de testes, por causa da impossibilidade de exprimir numericamente os seus resultados; preferem-se os termos técnica ou método.
Entre os processos projetivos, Rapaport procurou selecionar os testes projetiveis, caracterizáveis por quatro aspectos:
1)     São de aplicação pouco demorada.
2)     Não exigem o estabelecimento de “transferência”
3)     Limitam-se ao segmento do comportamento
4)     São padronizados
6.   Classificação dos métodos projetivos
Por causa de sua heterogeneidade, o numero considerável de provas existentes dificultou os esforços de classificação.
A classificação de Frank (que é a mais conhecida) divide as provas de acordo com sua utilização funcional em:
a)     Constitutivas: o sujeito deve dar uma estrutura e uma organização a um material não organizado e plástico.
b)    Construtivas: o sujeito deve a partir de um material definido, construir estruturas mais amplas.
c)     Interpretativas: o sujeito deve interpretar uma experiência ou uma constituição que tem uma significação afetiva.
d)    Catárticas: o sujeito exterioriza, sob a influência de um estimulo uma reação emocional.
e)     Refrativas: a personalidade do sujeito se revela pela deformação que impõem a um meio convencional de comunicação social.
A divisão que Eysenck propôs é a seguinte:
a)     Teste de completação: o sujeito deve completar uma cadeia de associações, uma frase ou uma historia, cujo inicio constitui o estimulo.
b)    Testes interpretativos: o sujeito deve interpretar discutir ou contar uma historia, a partir de um estimulo.
c)     Testes de produção: pede-se ao sujeito para desenhar, pintar ou, numa situação de jogo, construir ou produzir uma construção destinada a ser avaliada ou interpretada.
d)    Teste de observação: o sujeito é colocado em uma situação francamente estruturada, e seu comportamento é observado.
A classificação de Bell é seguinte:
a)     Associações de palavras e técnicas semelhantes
b)    Técnicas de estímulos visuais
c)     Movimentos expressivos e técnicas semelhantes
d)    Jogo, dramatização e técnicas semelhantes.
7.   Os limites das técnicas projetivas
As vezes é muito  difícil traçar uma linha de demarcação, e alguns testes podem, de acordo com a técnica de interpretação dos resultados, ser colocados em duas categorias diferentes.

Ex: o caso do “desenho de um homem”, de Florence Goodenough, que é de acordo com o método de avaliação de seu autor, um teste de desenvolvimento intelectual; mas pode também ser utilizada como técnica projetiva por Karen Machover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário