sábado, 18 de outubro de 2014

Os testes analíticos de personalidade II

Os testes analíticos de personalidade II
Os questionários
Questionário é um grande numero de provas, que consistem em apresentar a pessoa um grande numero de questões; geralmente é pedido a ela que responda sim ou não, e às vezes a pessoa esta autorizada a responder “não sei”.
Dentre os numerosos questionários estes são os principais:
1)     Questionários de temperamento e inventario de personalidade
·        O inventario de personalidade de Bernreuter mede os seguintes traços: auto-suficiência, introversão-extroversão, dominação-submição, tendências neuróticas.
·        A escala de temperamento de Humm – Wadsworth, validada de acordo com a concepção de personalidade de Rosanoff, abrange os seguintes traços: normal, histeróide, depressivo, artístico, paranoide, epileptoide.
2)     Questonáros psicopatológicos
Destes tipos de questionários existem duas formas:
·        A primeira tem como objetivo selecionar, numa população, as pessoas que apresentam personalidades patológicas, qualquer que seja seu tipo de deformação.
·        A segunda procura precisar o tipo de desvio patológico da personalidade da pessoa.
3)     Questionários de adaptação
  Estes questionários procuram medir o grau de adaptação de um individuo ao seu meio social, assim como descobrir os campos de desajustamento.
4)     Questionários de atitudes
Com ele é possível medir a opinião das pessoas a respeito de: questões sociais, politicas, pessoais, culturais, etc.
Thurstone estabeleceu 34 questionários deste tipo. A analise fatorial isolou, nestes questionários, dois fatores principais: radicalismo – conservantismo e nacionalismo – internacionalismo.
5)     Questionários de interesses
Esses questionários se baseiam nas concepções de Spranger, que postula a existência de seis setores de interesse: estéticos, econômicos, políticos, religiosos, sociais, teóricos.
Os questionários mais conhecidos são os de: Kuder, Strong e Thurstone.






Nenhum comentário:

Postar um comentário