Impressões de pessoas
A partir dos diferentes aspectos do individuo, as pessoas formam uma concepção, a seu respeito, como um tipo especial de pessoa, com características relativamente duradouras. As pessoas estabelecem relações significativas com outras pessoas que tem identidade e individualidade; é uma tarefa universal e habitual procurar conhecer as pessoas. Pois uma pessoa precisa observar e compreender alguma coisa de outra, para que se possa estabelecer uma relação de afeição ou desconfiança.
Quando o ato e a pessoa entram em formação-de-unidade cognitiva, a pessoa adquire a qualidade de seus atos, exatamente como as ações de um objeto se tornam uma sua propriedade funcional; um ato generoso modifica a opinião que uma pessoa tem a respeito da outra, e essa dá a ela qualidade de generosidade.
Pontos principais na formação de impressões
1. Há esforço para formar uma impressão da pessoa como um todo. A impressão tende a tornar-se completa, mesmo quando as provas são poucas; é difícil não ver a pessoa como uma unidade.
2. Não se podem ver duas qualidades na mesma pessoa sem que elas exerçam influencias reciprocas.
Ex: se uma pessoa é inteligente e alegre, e outra inteligente e taciturna, a qualidade da inteligência deixa de ser a mesma nas duas.
3. Desde a sua formação, a impressão tem uma estrutura, ainda que rudimentar. As várias características não possuem o mesmo valor. Algumas se tornam periféricas e dependentes.
4. Cada traço possui a propriedade de uma parte num todo. A introdução ou missão de um único traço pode alterar a impressão total. Só quando a qualidade encontra seu lugar na impressão completa é que desenvolve o seu conteúdo e função.
5. Cada qualidade atua como um representante da pessoa total. A pessoa fala através de cada uma de suas qualidades, embora através de algumas o faça com maior clareza do que através de outras.
6. No decorrer da interação, entre uma impressão já presente e uma qualidade especifica, o caráter concreto desta ultima é desenvolvido dentro das exigências estabelecidas, para ela, pelo seu ambiente.
7. Estas etapas conduzem a descobertas de consistências e contradições. Certas qualidades parecem colaborar umas com as outras; outras colidem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário