Os dois sentidos de personalidade
Para o termo “personalidade” há dois sentidos coerentes, e eles indicam diferenças de pontos de vista e de método.
- No sentido mais comum: o termo compreende o setor das diferenças individuais, ou as diferenças relativamente persistentes, ou as emocionais e volitivas, distintas das intelectuais.
- O segundo sentido: compreende aquilo que todas as personalidades, como tal, possuem; deste ponto de vista, procura-se descobrir a natureza das personalidades em geral, assim como das arvores em geral.
Essas duas concepções de personalidades precisam ser utilizadas, embora, em cada discussão de personalidade, a localização do centro de interesse tenha pouca importância.
Sob toda complexidade ilimitada dos atos pessoais, está o substrato orgânico geral, o sistema de potencialidades orgânicas (em resumo, o organismo); é possível atingi-lo a partir de muitos pontos de observação e através de muitas técnicas. O organismo que o biólogo estuda e a personalidade que o psicólogo estuda seriam a mesma coisa, a não ser pelo fato de o psicólogo ter tendência para acentuar as funções mais complexas, e para indicar mais explicitamente seu desejo de ver, todas as inter-relações no interior do organismo, bem como a hierarquia de leis que governa essas inter-relações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário