sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Alce

                     Alce
Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodáctilos
Família: Bovídeos
  O alce costuma ser silencioso durante o ano todo, mais no verão que começa a época do acasalamento, ele muge como um boi para atrair a atenção de alguma fêmea; mais para os outros machos esse mugido é visto como um desafio irritante; como todos os alces ficam excitados nessa época, nenhum deles rejeita uma luta: cabeça abaixada, os dois animais galopam um contra o outro, na corrida os cascos se entre chocam; o ritmo da corrida e dos cascos se acelera, até que um deles dando-se por vencido fuja, ou que o mais fraco morra. A hostilidade entre os machos vai cessando à medida que os casais vão se formando; principalmente porque nessa época todos eles perdem os chifres; mas todo ano a galhada volta a crescer, e cada vez maior e mais forte; com exceção das fêmeas que não cresce nunca.
Os chifres do alce levam uns seis anos para atingirem a plenitude do desenvolvimento: vinte quilos de peso e abertura de quase dois metros, entre as pontas.
Quando o pasto escasseia em terra, o alce trata de mergulhar nos lagos em busca de plantas aquáticas que se desenvolvem no fundo; o alce é capaz de manter-se sob a água por um minuto e meio.
Durante a primavera, o verão e outono, os alces vivem em bandos chefiados por um macho mais velhos, pastando tranquilamente nos bosques do norte; quando vai chegando o inverno, migram para as áreas mais quentes do sul, onde nascerão os filhotes gerados nove meses antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário