Lince
Classe: Mamíferos Ordem: Carnívoros Família: Felideos |
O lince costuma marcar seu território afiando as suas garras nos troncos das arvores, que servem como sinais de posse, que são reconhecidos por outros linces adultos; cada lince vive num território particular de caça, geralmente uma área de uns mil hectares.
A visão do lince é tão aguda que ele enxerga uma presa a cem metros de distância tranqüila; por causa dessa agudeza os romanos acreditavam que ele podia enxergar através das paredes. O lince não receia entrar na água e nadar, ao contrário dos outros felinos, quando isso lhe facilita acesso à presa. O lince não costuma correr quando vai caçar, por causa dos pêlos das solas das patas, que facilitam o andar na neve, mas dificultam o galope; além de que ele não tem muito fôlego para longas perseguições em alta velocidade; ele costuma andar bem devagar, aproximando-se furtivamente da presa; quando vai chegando perto, rasteja até uns dois metros dela, daí faz o ataque surpresa, rápido e certeiro.
Geralmente o lince tem dois filhotes na primavera, podendo ser no máximo quatro; durante os nove meses seguintes eles viverão do leite e da caça que a mãe lhes der; só depois é que começarão a caçar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário