As Espadas dos Samurais
Diz um antigo pensamento nipônico “a alma da mulher é o espelho e do homem é a espada”. O samurai para se tornar um tatsujin(homem sábio) precisava estar em perfeita harmonia com sua espada.
Conforme os ensinamentos da Zenchi – Kyo – seita secreta de aperfeiçoamento espiritual seguida por muitos guerreiros – quando era forjada uma espada japonesa, praticavam-se ritos ascéticos cercados de um respeito religioso, para que a espada ganhasse alma(Kamitsuki). Essa alma, também chamada de Jikkan, é composta de cinco espíritos, que regem na natureza a cada dois anos sucessivamente. Assim as espadas eram denominadas espiritualmente:Ka no Ken(Espada do Metal), Mize no Ken(Espada da Água), Ki no Ken(Espada da Madeira), Hi no Ken(Espada do Fogo), e Tsuchi no Ken(Espada da Terra).
Um passo importante para conseguir harmonia com a espada consistia no conhecimento exato da data de seu nascimento e de quando sua espada foi forjada. Esses conhecimentos permitiam determinar qual espírito do Jikkan sua espada continha.
Ka no Ken(Espada do Metal)
Uma espada forjada sob o elemento metal é uma espada que possui orgulho próprio, o que a leva a conquistar o melhor da vida. É uma espada decidida e forte, disposta a enfrentar qualquer tipo de batalha para atingir seu objetivo. É uma espada sujeita ás paixões e emoções fortes.
Esse orgulho jamais será motivado por sentimentos menos sérios, pelo contrário, é uma conseqüência do respeito próprio que não admite fracasso e, para encontrar êxito em seus empreendimentos, usa de todas as estratégias, sabendo seduzir e convencer.
Em harmonia com seu espadachim, torna-o dinâmico. Grande é sua criatividade e sua independência pessoal é um ponto de honra.
Não nasceram para ser subalternos. Devem sempre dirigir os seus próprios destinos e os daqueles que se encontram ao seu redor. Nada é morno em sua vida, é quente ou frio, oito ou oitenta.
Mizu no Ken (Espada da Água)
A espada forjada sob influência do elemento água é muito sensível, muito intuitiva, exageradamente afável, apreciando os ambientes e as pessoas que transmitem harmonia e calma.
É conduzida pela emoção, revelando muita sensibilidade e percepção.
Altamente espiritualizada, é capaz de captar sutileza na natureza e nas pessoas, tornando-as profundas conhecedoras da alma humana.
Dizem que a espada da Água por ser maleável, nada a impede de continuar o seu caminho, pois sabe contornar o obstáculo, atingindo sempre a meta desejada. A maleabilidade da espada da Água faz com que seu espadachim sem estardalhaço, faça seus planos, lute por eles e os realize. Pois Mizu no Ken, mesmo sendo maleável, é um dos maiores símbolos de força.
Quando se trata de um espadachim com características negativas, a suscetibilidade domina sua personalidade, tornando-o desconfiado e pouco capacitado para manejar suas emoções, o que poderá lhe causar frustações em muitos setores da vida.
Hi no Ken(Espada do Fogo)
A espada do fogo é implacável, se usada para o bem é a luz que guia o caminho dos homens, se usada para o mal é fogo que ferve os caldeirões do inferno. Os portadores da Espada do Fogo são pessoas que precisam de uma grande liberdade mental para se realizarem na vida. São verdadeiros líderes, que extravasam suas emoções e suas energias de forma dinâmica, devido a um excesso de autoconfiança.
Essas pessoas podem, quando positivas, levar o bom termo seus compromissos e são altamente confiáveis. Quando não existe harmonia do guerreiro com a espada do fogo, torna-se uma pessoa negativa. Pode se transformar numa calamidade pública, pois será egoísta e dona da verdade.
Tsuchi no Ken(Espada da Terra)
O portador da espada da terra detesta mudanças rápidas, pois sempre analisa os prós e contras de qualquer situação. A prudência, objetividade e praticidade guiam suas diretrizes no combate, que ajudam no crescimento daqueles que cercam. São guerreiros que trabalham pra comunidade, que ajudam no crescimento daqueles que o cercam.
O nativo do elemento da terra sabe o que quer da vida. É objetivo, fazem planos a médio e longo prazo, agindo sempre com muita persistência e buscando a tranqüilidade que a realização material lhe traz. São pessoas voltadas para questões práticas e funcionais da vida, algumas um tanto quanto passivas em relação ao mundo a sua volta, mas marcando sua passagem pelo esforço e pelo trabalho.
Prezam por demais a família e suas origens, e as pessoas amadas. Podem ser tão ou mais sensíveis que o nativo do elemento água, mas suas ações são prudentes e muito bem pensadas, possuem natureza um tanto introspectiva e meditava. São pessoas confiáveis e com os pés no chão.
Ki no Ken(Espada da Madeira)
Saber cair e se levantar é uma das características da espada da madeira. O guerreiro nativo da madeira é otimista, humano, livre e adora participar dos empreendimentos que visem o bem comum.
Não possui egoísmo, e em suas realizações procura não só o seu bem pessoal como o de todos que com ele se acham envolvidos.
Trata-se de uma pessoa afável, inteligente, dinâmica, humana e com uma visão inusitada de tudo que a cerca, quer diga respeito ao lado prático, religioso ou místico.
A Espada da Madeira não teme os obstáculos e, se às vezes fracassa, é por olhar seus projetos num todo, se esquecendo dos detalhes.
Convive bem com as pessoas, pois busca sempre ajudar e não julgar.
Seus usuários se tornam excelentes poetas e artistas. Embora sejam pessoas descontraídas, podem se mostrar coléricas. Estão sempre preocupados com a moral e com a ética em seus relacionamentos.
Sou um portador de espada de madeira! Espero me tornar um bom artista'-'
ResponderExcluirai sacana blz seu artigo eu sou um fanatico por ( jogos de samurai)
ResponderExcluire aí.... ta famoso !!!!
ResponderExcluireu sou fanatico por espadas de samurais, sou super fanatico