Búfalo - Cafre
Classe: Mamíferos Ordem: Artiodáctilos Família: Bovídeos |
O búfalo – cafre enxerga mal, mas em compensação percebe sons e cheiros com muita acuidade, os seus chifres chegam a ter, quase dois metros (de uma ponta a outra); apesar da aparência de manso, é um animal feroz quando provocado. Nem mesmo os leões atacam frontalmente uma manada de búfalos – cafre. A sua estratégia é acompanhar de longe, cautelosamente, e esperar até que um fique para trás (geralmente fêmeas com filhotes, ou algum macho muito machucado). Mesmo assim, o leão não ataca sozinho o retardatário, mas sempre com a ajuda do resto do bando ou da leoa.
O caçador/esportista que não conseguir abater o animal nos primeiros tiros; corre um grande risco de sofrer uma tragédia, pois o ataque desse bicho é quase sempre mortal.
Mesmo estando mal ferido, um búfalo – cafre é capaz de atacar furiosamente qualquer outro animal; até mesmo o rinoceronte (de peso e ferocidade comparáveis), a sua técnica é saltar para frente arremessando sobre o oponente seu peso de meia tonelada.
Antes de beber, o búfalo costuma bater com o casco na água e bufar ameaçadoramente, para afugentar os crocodilos que ficam de tocaia nas margens.
Quando anoitece, os machos costumam travar lutas mortais, principalmente no período de escolha das fêmeas.
Quando morre o chefe da manada, o rebanho se desorienta e dispersa, até que cada um vá incorporar-se ao outro bando, ou o bando permanece com um novo chefe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário