Dromedário
Classe: Mamíferos Ordem: Artiodáctilos |
Diferente do camelo (que ainda existe em estado selvagem na Mongólia e na Ásia Central), o dromedário é um animal que só vive com o homem.
O dromedário é muito útil para o beduíno (o condutor) no deserto por causa de sua resistência. Com em média trezentos quilos no lombo (entre o viajante e a carga), o dromedário consegue andar tranqüilamente uns quarenta quilômetros por dia, parando a noite porque o beduíno não está mais agüentando.
Quando vai beber água, ele bebe logo uns cem litros de uma vez, porque assim como os camelos, os dromedários fazem uma enorme reserva de água nos líquidos do corpo, depois que elas são absorvidas pelo intestino. Assim eles podem ficar vários dias sem beber água.
Mais não é só a água que o dromedário consegue passar vários dias sem, ele também pode ficar um bom tempo sem comer (num jejum prolongado). O dromedário retém alimento no aparelho digestivo por bastante tempo; mas não é essa a sua reserva principal. Quando come, boa parte do alimento, depois da digestão, passa pelo sangue e vai se acumulando na corcova, em forma de gordura e outras substâncias; com o tempo ele vai absorvendo essas reservas, um pouco por dia, ao acabar o estoque a corcova murcha, daí ele precisa comer outra vez.
O dromedário tem três metros de altura, ele é útil mais por causa de sua resistência do que velocidade (que não ultrapassa os 20 Km/h ).
Até o exército já aproveitou a capacidade de carga do dromedário para transporte de peças de artilharia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário