Gnu
Classe: Mamíferos Ordem: Artiodáctilos Família: Bovídeos |
Mesmo com o seu tamanho o gnu não é muito ameaçador, para falar a verdade, ele chega a ser tão vunerável que até os pequenos carnívoros chegam á caça-ló (se for pego de surpresa).
Para se defender o gnu usa um tipo de blefe. Primeiro ele murge como um boi ameaçador, ou emite grunidos potentes, muito parecido com o rugir do leão; depois, o bicho começa a dar saltos, a fazer viravoltas e outros movimentos nervosos; finalmente ataca, num galope furioso e veloz, cabeça abaixada, chifres apontados para o adversário. Mas por ser apenas um blefe, no meio do caminho, o gnu para, dá meia volta e dispara desenfreado na direção oposta, até ficar exausto, daí retorna á seus passos normais.
A segunda alternativa é dar golpes com os cascos cortantes, isso o ajuda com os predadores menores, mas contra felinos grandes a sua melhor alternativa é fugir.
A lutar mesmo, com chifradas e golpes de casco, só contra outro gnu (um rival), para defender suas fêmeas e seu território.
Ao pastar os gnus frequentemente ficam próximos dos avestruzes. Por causa de sua estatura e acuidade visual, que lhe permite perceber de longe a aproximação do predador. Quando o avestruz se alarma os gnus ficam atentos, preparados para a fuga.
Menor que um boi (1,3 metro de altura, 2,5 metros de comprimento, em média), o gnu pode chegar a viver até quarenta anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário