Rato das pirâmides
Classe: Mamíferos Ordem: Roedores |
Com a suas patas da frente muito curtas, que ficam encolhidas, e as de trás bem compridas, o rato das pirâmides (ou rato do deserto) consegue dar saltos de até dois metros de extensão; e correr mais rápido do que um camelo. A sua cauda, muito longa, serve como órgão de equilíbrio, que ajuda o ratinho a fugir; por seu salto ser igual a de um canguru, ele também é chamado de “rato-canguru” (outro nome dado a ele foi o de gerbo).
Costuma sair à noite para se alimentar, porque durante o dia o calor é tanto que ele não poderia agüentar. O rato das pirâmides é o alimento de quase todos os carnívoros que vivem no deserto.
Para poder sobreviver a tanta perseguição o rato das pirâmede tem os seguintes recursos: olhos próprios para enxergar a noite, ouvidos em forma de concha, aguçadissimos, pernas traseiras terminando em dedos cobertos de pêlos longos e duros, o que impede que suas patinhas afundem na areia fina. Com todas essas características e mais a sua capacidade de saltar e correr; serve como defesa: possibilitando ver, ouvir e fugir a tempo, antes que o inimigo o alcance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário