Hipopótamo
O hipopótamo medindo uns quatro metros de comprimento, por 1,50 metros de altura, pesa em torno de três a quatro toneladas.
Classe: Mamíferos Ordem: Artiadáctilos |
Para flutuar com esse peso todo na água, o hipopótamo tem uma enorme quantidade de ar nos pulmões e de gases contido no seu longo intestino, todo herbívoro tem intestino comprido e por isso é, em geral, barrigudo, e também boa parte de seu peso é correspondente à gordura, que é mais leve do que a água.
Ele se alimenta de plantas aquáticas, precisa se alimentar de duzentos a trezentos quilos de vegetais por dia. Ele mergulha no fundo do rio para poder comer, e consegue ficar até cinco minutos embaixo da água.
Para comer fora da água ele só sai à noite, porque a sua pele resseca e racha no sol; caso ele saia durante o dia, seu suor será vermelho (parecido com sangue, mas não é), por causa de uma secreção oleosa, que serve para proteger a sua pele contra o ardor ressecante do sol.
Logo quando nasce o filhote já sabe nadar, mais prefere ficar em cima das costas da sua mãe, por comodidade, onde respira com muito mais facilidade.
O hipopótamo costuma aparar seus dentes contra as pedras, caso o contrário, eles cresceriam demais a ponto dele nem conseguir comer.
Geralmente os machos costumam disputar por alguma fêmea, numa luta a dentadas, nessas lutas pode acontecer de se quebrar, caso isso aconteça o dente crescerá novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário