Beluga
Classe: Mamíferos Ordem: Cetáceos Família: Monodontídeos |
As belugas podem ser encontradas nas costas da groelândia, durante o inverno; e no oceano glacial ártico, durante o verão.
Todo o seu organismo e seus hábitos estão adaptados ao frio, para que ela possa viver nas regiões frias do norte.
Para se proteger, de seus inimigos, ela usa a sua cor branca como camuflagem, para que seja confundida com os blocos de gelo. Geralmente nasce um filhote a cada gestação, ele é totalmente preto, durante uns dois anos a cor da pele vai clareando gradualmente, até ficar branca.
Muito parecida com uma baleia pequena (dois a quatro metros de comprimento), não só pela forma, como também pelo fato de ser um mamífero aquático, que respira ar. Uma das principais diferenças além do tamanho, é que várias espécies de baleia se alimenta principalmente de plancto; já as belugas, assim como as orças e outros parentes, elas tem dentes e alimentam-se principalmente de peixe, tendo hábitos típicos de caça marítima comum.
Quando vão capturar peixes que vivem em água rasa, ela corre o risco de encalhar, durante a maré baixa; irá morrer se não conseguir escapar na maré cheia.
As belugas costumam serem brincalhonas, sempre fazendo movimentadas evoluções, mergulhos, saltos, e esguichando água para o alto. Para emitir esses longos jatos de água, a beluga comprime a língua contra o céu da boca.
Por motivos desconhecidos, as belugas nadam centenas de quilômetros rio acima, a partir dos estuários siberianos, resultado dessas incursões é acabarem encalhadas, indefesa contra os ataques de predadores terrestres. Isso acontece na maioria das vezes.
gostei de saber um pouco mais sobre a beluga aprende coisa que nao sabia muito legal e me ajudou para o trabalho da escola ...
ResponderExcluir