sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mosca Tsé - Tsé

                               Mosca Tsé–Tsé

Classe: Insetos
Ordem: Dípteros

 A mosca tsé–tsé é a responsável pela transmissão da doença do sono, essa doença vem de um parasito microscópico, micróbio do gênero tripanossomo; que vivem no sangue dos antílopes; para ele e para o crocodilo o micróbio é inofensivo.
 Quando a mosca pica o antílope, e suga seu sangue, ela aspira junto esse micróbio. No intestino da mosca, os micróbios proliferam a acabam migrando para outras partes, inclusive a salive. Se agora ela picar um homem ou macaco, o micróbio tripanossomo produzirá a terrível doença do sono; causadas por diferentes micróbios, os germes nadam no líquido do organismo e produzem uma toxina que envenena o sistema nervoso.
 Os macacos quando são picados pela mosca, contraem a doença do sono, prostrados pela sonolência, morrem de fome.
 O filhote nasce de um casulo miudinho, depois de haver passado semanas dentro dele, na forma de larva. Logo ao sair vai a procura de sangue nos bosques densos ou savanas, mas sempre em regiões úmidas da África Central ou Oriental. Guiado pela visão aguda, pela sensibilidade ao calor e ao cheiro dos bichos, a mosca ataca qualquer um que possa sugar o sangue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário