sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Tubarão Sonolento

       Tubarão Sonolento

Classe: Elasmobrânquilos
Ordem: Seláquios

 O tubarão – da – Groenlândia move-se devagar quando não está perseguindo alguma presa, a barbatana dorsal não risca a superfície da água com rapidez, como acontece com outros tubarões; desliza lentamente, quando o bicho se desloca à tona da água com movimentos quase imperceptíveis. Por causa desse habito ele é conhecido como “Tubarão Sonolento”.
 Muitas vezes por ter seus olhos infestados de parasitos, ele enxerga mal; mas em compensação tem o olfato aguçado, está sempre em alerta farejando as águas.
 Quando percebem o cheiro de algum outro animal, avançam depressa na perseguição; como os tubarões sonolentos caçam quase sempre em grandes bandos, nem as maiores baleias conseguiriam se defender. Quando a fome aperta, então, são capazes de devorar até um companheiro menor.
 As suas poderosas mandíbulas são armadas de três fileiras de dentes pontiagudos, capazes de arrancar pedaços enormes em cada mordida. O ataque é tão voraz, que o tubarão às vezes engole presas inteiras, mesmo algumas de porte, como uma foca. Os dentes afiadíssimos servem principalmente de armas e órgãos de captura, mais que de mastigação.
 Seu corpo forte e musculoso chega a medir mais de cinco metros e pesar mais de uma tonelada, do seu fígado é possível extrair uns cem litros de óleo; e seu suco gástrico corrói até metal.
 No inverno, mergulha centenas de metros, para a reprodução; só volta na primavera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário