Facócero
Classe: Mamíferos Ordem: Artiodátilos |
Quando vai buscar comida, o facócero se ajoelha, encosta o focinho no solo e vai fuçando a terra; para poder fazer isso, ele já nasce com calos nos joelhos. Ele usa seu corpo como alavanca para remover raízes que ocultam bichinhos: ele encaixa a presa na raiz, se ajoelha no chão e faz um vigoroso movimento dos quadris para baixo.
O facócero costuma viver em tocas, mas ele não é bom em escavar, por isso ele expulsa o pangolim de sua toca, por ele ser melhor escavador que o facócero, e se instala por lá.
Os machos costumam travar lutas mortais com suas presas pela posse das fêmeas.
Quando ele é cercado, volta-se para o adversário mais próximo, bufa, escava o chão com as patas dianteiras, põe suas duas presas afiadíssimas (de quase cinqüenta centímetros) à frente e ataca. Mesmo tendo as pernas curtas ainda consegue uma corrida veloz, geralmente o inimigo sai do caminho, daí o facócero aproveita para fugir, já que em seus hábitos comuns ele prefere ameaçar e fugir sem lutar. Já os facóceros mais velhos não fogem, são capazes de enfrentar qualquer fera ou de ficarem de tocaia nas moitas das savanas e estepes; isso porque os que envelhecem tornam-se solitários e agressivos.
O facócero tem setenta e cinco centímetros de altura, para 1,90 metros de comprimento, pesando uns cento e cinqüenta quilos; os adultos vivem em bandos familiares – casal com quatro a cinco filhotes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário