Cão-esquimó
Classe: Mamíferos Ordem: Carnívoros Família: Canídeos |
O cão-esquimó é quase um lobo domesticado, também não é dócil, só que pouco menos feroz que o lobo. Pesando uns quarenta quilos, o cão-esquimó se alimenta de umas 700 gramas de carne por dia.
Cada matilha tem um líder, que precisa lutar muito até alcançar essa condição. Uma vez estabelecida sua superioridade, porém, os demais tendem a segui-lo. Quando dois machos disputam uma fêmea ou a posição de chefe, a matilha toda se alvoroça; nessas lutas o macho é capaz de matar o rival e devora-lo.
Os cães-esquimós conseguem puxar um trenó, por até trinta a quarenta quilômetros diariamente, com o líder sempre na frente; ás vezes a temperatura de vinte graus abaixo de zero; para esse trabalho, a carga do trenó distribui-se na média de trinta quilos por animal.
Logo nos seus primeiros meses de vida, o cão começa o adestramento como animal de tiro; o cãozinho puxa trenó em miniatura, para ir familiarizando com seu futuro trabalho; para conseguir sua obediência o treinador usa de castigos e prêmios.
Nas regiões setentrionais da Sibéria, na Alasca, na Lapônia e na Islândia, o cão-esquimó não é usado apenas para puxar trenó, ele também é usado: para caça, na proteção contra ursos e lobos, e até como fonte de alimento. Em casos de extrema necessidade os esquimós matam e comem os cães. Além disso, do couro e dos ossos fazem alguns utensílios de uso diário.
Se for bem treinado, o cão-esquimó pode até localizar uma pessoa soterrada pela neve, com seu faro e conduzi-la a povoação.
O cão-esquimó, não ladra, como os outros cães; muito parecido com o dos lobos, ele emite uivos longos e agudos.
A neve quando cai sobre o pêlo dos cães-esquimós, não se derrete, e assim eles não são molhados, daí eles não ficam resfriados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário