sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Camaleão

                        Camaleão

Classe: Repteis
Ordem: Squamata

 O camaleão passa a maior parte do tempo em cima das arvores, eles procuram ficar lá no alto das arvores, entre as folhas, como um refúgio, por ser o local mais seguro, já que ele é caçado por todos os carnívoros de pêlo e pena, além de outros répteis; raramente desce para beber água (isso quando a sede aperta), e para por ovos (a fêmea põe seus ovos em buracos no solo).
 O camaleão nem sempre tem aquela cor verde, pode mudar para vários tons (como amarelo, azul, cinza, preto, branco, violeta), de acordo com a incidência da luz. O camaleão não assume a cor do ambiente, o que acontece é que a luz nele, a parte do corpo menos iluminada tende a ficar momentaneamente mais clara; mas o fato principal é a emoção: irritado, ele fica preto; emocionado pela fêmea, fica branco; sede, cansaço, fome e outras sensações também determinam mudança temporária de cor, sempre causada por estímulos nervosos que atuam sobre a pele.
 Quando vão disputar a posse de uma fêmea, os camaleões trocam empurrões, na tentativa de desalojar o rival.
 As quatro características do camaleão são: mudança de cor, rotação independente dos olhos, descamação periódica da pele (comum aos répteis), flutuação e natação facilitadas por volumosa ingestão de ar.
 Para caçar o camaleão primeiro localiza a sua presa (insetos), depois de mirá-la corretamente, espicha a sua língua viscosa e a retrai para abocanhar a presa, que vem preso na ponta; tudo isso numa fração de segundo; e volta a ficar totalmente imóvel.
 Para viver, o camaleão precisa muito do calor que recebe quando fica ao sol.
 No gênero dos camaleões existem aproximadamente oitenta espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário