quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Glutão

                 Glutão

Classe: Mamífero
Ordem: Carnívoros
Família: Musteídeos

  Mesmo seu nome significando guloso, às vezes, o glutão jejua durante semanas. Pesando pouco mais de vinte quilos, ele ainda consegue ser a fera mais temível da região subártica por causa de: suas garras afiadas e sólidas, seus caninos agudos, sua agilidade e sua ferocidade, que faz com que ele enfrente qualquer fera, até mesmo um urso, e não foge até ser completamente despedaçado; ainda por cima o glutão exala um odor forte e repugnante, que causa náusea aos inimigos.
 O glutão também é capaz de nadar e mergulhar, para poder capturar os peixes, graças a seu fôlego, agilidade e visão aguda.
 Quando a fome aperta o glutão pode atacar até mesmo um alce, que tem várias vezes o seu peso, para compensar essa desvantagem à pequena fera usa o elemento surpresa, salta do alto de uma pedra ou arvore.
 Mesmo quando está empanturrado, quando o glutão encontra uma presa em seu caminho, ele a mata e esconde-a no oco de uma arvore, e volta para comê-la, alguns dias depois.
 A fêmea do glutão se abriga numa gruta ou toca abandonada, para ter o nascimento de seus filhotes, geralmente três ou quatro a cada gestação; eles dependerão da mãe por quase um ano, mais depois disso já caçaram sozinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário