sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lêmures


                                   Lêmures


Classe: Mamíferos
Ordem: Artiodátilos
 Apesar de sua aparência lembrar bem a de um mico, lêmure não é um símio (primata), mas sim um prossímio, um parente remoto do símio e até do próprio homem.
 Nas florestas de Madagascar pode-se, encontrar várias espécies de lêmures; quase todas elas vivem em arvores, de onde raramente descem. Costumam passar o dia no ninho e sair à noite para buscar comida. Eles vão assaltar ninhos de pássaros para comer seus ovos, catar insetos e sugar sucos vegetais; geralmente costumam andar em bandos de dez.
 Existem várias espécies de lêmures de cores e tamanhos variados, mais com duas características em comum: todos possuem o mesmo numero de dentes (36) e focinho cônico.
 Dentre as várias espécies de lêmures aqui estão algumas delas:
 O maque-macaco

 É capaz de saltar mais longe do que qualquer outro lêmure. Nessa espécie a cor do pêlo é sempre ruça nas fêmeas, e preta nos machos.
 O cata
  Mede uns quarenta centímetros, além de cinqüenta centímetros de cauda anelada. Distingue-se das outras espécies por caçar de dia.
 O microcebo
 É o menor da espécie: mede apenas oito centímetros de comprimento, mais quinze centímetros de cauda. Passa o dia em repouso no ninho, que constrói nos ramos mais alto da arvores. Só sai a noite, à procura de insetos, frutinhas e sucos vegetais.
 O vário
 É o maior da espécie, com quarenta e cinco centímetros de comprimento médio, fora a cauda.
 O ai-ai
 Durante a noite, o ai-ai percorre as arvores para catar larvas de insetos nos troncos. Para isso, introduz nas pequenas tocas seu terceiro dedo, o mais fino e comprido, e arranca a larva do buraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário