quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quiurlo

                                     Quiurlo

Classe: Aves
Ordem: Charadriformes

  Ao norte das regiões temperadas, onde o inverno é mais suave, a neve e o gelo derretem e formam extensos brejos e áreas alagadiças; esse é o melhor lugar para o quiurlo, pois lá a comida é abundante para ele; além disso, as suas pernas são longas e bem adaptadas para andar nessas águas rasas.
 Com as suas longas asas ele pode fugir com facilidade dos predadores terrestres. O perigo está mesmo na hora de por os ovos, já que eles têm que ser postos em terra firme, onde existem muitas espécies de predadores que podem alcançá-los e devora-los; uma vez que a fêmea precisa abandonar o ninho a procura de comida, e seu ninho fica indefeso e exposto. Se algum predador conseguir pegar os ovos, é uma estação perdida no ciclo de reprodução dos quiurlos; quando os filhotes nascem a fêmea fica escondida com eles no capim alto.
 Para atrair o interesse da fêmea o macho usa os seguintes recursos: inclinações, saltos, bater de asas, canto, cauda em leque.
 As quiurlos que habitam o Mediterrâneo migram para a África todos os anos, no fim do verão, onde voam até seis mil metros de altitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário