sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cão Pescador

                                      Cão Pescador

Classe: Mamíferos
Ordem: Carnívoros
Família: Canídeos

  O cão pescador é a única espécie de canídeos que hiberna; eles engordam no outono, e depois de empanturrados, vão para toca dormir durante todo o inverno. Nas outras estações, passa a maior parte do dia dormindo enrodilhado, o focinho bem protegido do frio pela cauda peluda. É no inverno que ele faz tocas.
 Nas regiões que ele habita – Sibéria, norte da China, Coréia e Japão – não existem fonte de alimentos muito abundante para o cão pescador, por isso ele compensa essa escassez pela variedade: come ratos do mato e outros pequenos mamíferos, insetos, rãs e até frutinhas.
 Como seu nome já diz “cão pescador”, ele também costuma comer peixes, para pega-los ele usa a seguinte estratégia: espreita; imóvel e atento em cima da beira de um barranco, não tiram os olhos da superfície clara, quando enxerga um peixe, dá uma patada firme e certeira na água e o peixe é atirado ao ar e abocanhado antes cair no chão, tudo numa fração de segundo. Quando o nível da água está baixo, o cão não alcança a superfície, porque as margens ficam muito altas; aí eles mergulham na água atrás dos cardumes, um recurso que dá mais trabalho e rende menos.
 Os machos costumam lançar jatos de urina na base de uma arvore para: demarcar território e orientar a fêmea que busca um par.

Nenhum comentário:

Postar um comentário