Cegonha
Classe: Insetos Ordem: Coleópteros Família: Carabídeos |
Durante a migração de outono, algumas cegonhas viajam da Europa ao sul da África, num percurso de quase 10 mil km, com poucas interrupções, e quando fazem, geralmente é no alto dos picos escarpados de certas regiões montanhosas da África. Com sentido de orientação muito apurado elas vão e voltam sem se perderem. Quando a cegonha retorna na primavera, é motivo de alegria para os moradores de sua região, pois é visto como um sinal de renascimento da natureza; e também por que: como os casais de cegonhas permanecem unidos por longos anos, elas simbolizam a harmonia e serenidade.
Quando o casal se reúne novamente no ninho, cada cegonha saúda a outra curvando os pescoços para trás e com batidas secas de bico. Por acreditar que o ninho de cegonha sobre a casa trás sorte aos moradores, muita gente põe uma roda no alto da chaminé, para facilitar para a cegonha a construção dele; quando chove a fêmea entreabre as asas para proteger seus filhotes. A cegonha dorme equilibrada sobre uma das patas e consegue mudar de pata sem acordar.
A cegonha é um bicho hostil que ataca qualquer animal que invada seu território; ela captura suas presas com o bico e depois engole, comendo elas ainda viva, e passa a maior parte do tempo na beira de rios, lagos e outras áreas aquáticas; procurando presas como: ratos, sapos, insetos, peixes e até cobras de tamanho médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário