Pêga
Classe: Aves Ordem: Insetívoros Família: Erinacídeos |
Por causa de seu vôo pesado e relativamente lento (não passa de 60 km/h ), a pêga tem que se limitar a presas terrestres, porque as presas aladas são rápidas demais para ela. Mas por ser um bicho corpulento e medir meio metro (incluindo a cauda) tem força muscular que lhe dá vantagem nas lutas terrestres, onde ela consegue matar a presa, logo nos primeiros golpes com seu poderoso bico pontiagudo.
A ave também é conhecida como: pêga rabuda ou pêga – ladra. Pêga rabuda por causa da cauda; pêga – ladra por causa do mesmo habito de seu parente – o corvo – de pegar objetos brilhantes principalmente peças metálicas, e leva-los a seu esconderijo; formando assim uma coleção. Geralmente o esconderijo é de acesso difícil, pode ser o tronco oco de uma arvore bem alta.
As pegas servem de sentinelas para os outros animais; por serem dotadas de sentidos aguçadíssimos, quando um caçador se aproxima, elas revoam imediatamente; o alvoroço de seu vôo pesado e de seu grasnar dissonante alarma os outros animais.
Na primavera, os casais começam a se formar e logo depois a por ovos. Quando a fêmea põe seu primeiro ovo; ela e o macho se alternam na incubação, por isso, os filhotes não nascem todos no mesmo dia, nem do mesmo tamanho. Para proteger seu filhote o pêga constrói seu ninho em forquilhas de altas arvores; em forma de esfera, é é composta por uma trama resistente de fibras de barro, tem apenas uma pequena abertura e por isso fica menos exposta a invasão de aves predadoras; formando assim um sólido refugio; mas mesmo assim, os pais não deixam nenhum rapinante chegar perto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário