Minhoto
Classe: Aves Ordem: Falconiformes Família: Falconideos |
A visão do minhoto é tão aguda que ele é capaz de enxergar tudo que se passa a volta, ao mesmo tempo, assim cobrindo um campo visual extremamente amplo, ele é capaz de perceber até os movimentos de um rato, enquanto voa. Com suas asas largas e longas (de um metro e meio de ponta a ponta), ele consegue um vôo planado, em círculos vagarosos; a uns duzentos metros de altura o minhoto observa o solo lá embaixo; quando avista uma presa: ele recolhe as asas e mergulham em vôo picado, ao chegar perto do chão, às asas voltam a abrir-se para a brusca freada, e toda a posição muda; ele cai sobre a caça com as pernas estendidas para frente, as poderosas garras prontas para fincar-se numa pegada dilacerante.
Apesar de toda força, rapidez e ferocidade, o minhoto não é um bicho inquieto, costuma ficar quase imóvel, atento ao que se passa em torno dele, e passa horas e horas assim. A fêmea deposita quatro ovos, e o macho ajuda a chocar para que ela possa caçar; depois ela volta a chocar para ele poder caçar.
Em pequenos grupos, os minhotos voam em formação, quando migram. Nessas ocasiões, podem cobrir enormes distâncias. Muitos partem da Itália para passar o verão na Alemanha ou até na Suécia e na Noruega.
Nenhum comentário:
Postar um comentário