Lebre
Classe: Mamíferos Ordem: Lagomorfos Família: Leporídeos |
A lebre vive, dez anos, nesse tempo ela não constrói uma toca para a vida toda, mas varias delas, por causa de seu costume de desloca-se continuamente de habitação, depois de abandonado ela raramente retorna ao esconderijo; seus filhotes nascem nas tocas.
A lebre nunca entra na água, mas em caso de inundação, ou se ela escorregar para dentro de um rio ou lago, ela capacidade para nadar com muita agilidade. Durante o período de acasalamento os machos trocam mordidos ferozes à noite, até que um dos dois desista e se afaste.
Além de ouvidos aguçados a lebre conta com seus olhos, que oferecem a ela um campo visual fora do comum, por causa da posição deles e de sua rápida mobilidade; assim ela pode perceber dois ou mais inimigos se aproximarem de direções diferentes. Ao perceber o predador se aproximando, ela começa a correr velozmente, de vez em quando dá saltos longos para algum lado, até uns 4 metros de extensão; a corrida e os saltos somados, ela pode chegar a 70 km/h ; ela foge sempre em ziguezague irregular, nunca em linha reta, para que seja difícil de acompanha - lá; os predadores que costumam farejam-la, perdem o rastro toda hora, por causa de seus saltos, que os obriga a ficar procurando o cheiro de novo; com isso a lebre ganha tempo e muitas vezes consegue fugir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário