A Literatura
A palavra literatura vem de littera (letra, em latim); entre os homens mais primitivos, como ainda se vê em certas tribos que ainda existem, os mais velhos contava aos mais jovens os fatos sucedidos, os conhecimentos adquiridos e sabedoria conquistada, o que prepara os primeiros elementos da literatura. O homem usou diversos sinais verbais, para expressar as suas opiniões, e os fatos ocorridos no mundo social; mas uns indivíduos revelavam ter mais habilidade para relatar tais fatos ou conhecimentos do que outros.
Quando os homens gravaram, por meio de ideogramas, em inscrições, os fatos de sua vida ou as suas idéias ou os seus anseios e terrores (como as gravações de diversos sinais para indicarem o que desejam dizer), teve a literatura a sua aurora. A palavra escrita é uma conquista posterior da humanidade já culta.
A divisão da literatura em poesia e prosa é já uma caracterização das culturas superiores. A linguagem do homem primitivo ora é poética, ora é prosaica. Em certos instantes, em que as emoções são mais fortes, a poesia irrompe, enquanto na linguagem dos acontecimentos quotidianos é geralmente mais prosaica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário