A Música
Para os egípcios, todo o existir é vibratório, daí dizem, simbolicamente, que tudo surgiu da água (que por vibrar indica as vibrações), principio supremo de todos os seres.
Como a musica trabalha com sons (vibrações) é a arte suprema, porque expressa o principio supremo de todos os seres: a vibração
Do Egito, foi à palavra moys levada aos gregos; e a técnica de realizar vibrações é a música (musa e tekninká=musiká). A voz humana manifesta em graus diversos, altos e baixos, finos, agudos e graves.
O homem além de empregar os sons que a voz pode produzir, também aproveitou os sons dos objetos do mundo exterior, que logo depois com a técnica viram instrumentos musicais.
Na musica, há ritmo, a altura é o timbre dos sons, mas há também melodia e harmonia. A melodia é revelada na sucessão dos sons, é, portanto, horizontal. A harmonia revela-se no equilíbrio simultâneo das notas; é vertical. A melodia é mais subjetiva, mais humana; representa, na musica, a expressão do humano. A harmonia é mais intelectual, é mais estética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário