Teoria da personalidade e teorias gerais do comportamento
As teorias gerais do comportamento não se ampliaram de modo a abranger, de forma consistente, uma teoria da personalidade; e as teorias da personalidade não chegaram a desenvolver-se em teorias gerais do comportamento. Essa distância, entre teoria da personalidade e teoria geral do comportamento, pode ser explicada de varias formas, uma delas reside no fato de a teoria geral lidar com dois elementos simultâneos – organismo e ambiente – enquanto a teoria da personalidade tende a isolar o organismo.
Enquanto as teorias gerais do comportamento procuram especificar as condições do comportamento, válidas para todos os indivíduos colocados sob determinadas situações, as teorias da personalidade procuram as disposições individuais, relativamente inalteráveis, mesmo quando colocam em diferentes situações.
As diferentes perspectivas na maneira de descrever o comportamento são uma dificuldade para o estabelecimento de uma teoria unitária, capaz de englobar como um todo o comportamento e a personalidade. Enquanto a teoria geral do comportamento procura, geralmente, um ponto de vista superior ao organismo que se comporta; o teórico da personalidade se coloca, quase sempre, no interior do organismo, e tenta interpretar o ambiente através desse ponto de vista.