quinta-feira, 31 de março de 2011

Biografia e autobiografia

     Biografia e autobiografia
  Geralmente imagina-se conhecer uma pessoa quando se conhece a sua vida passada; na psicologia contemporânea, encontram-se duas tendências opostas:
·        A psicanalise e outras técnicas de psicoterapia baseiam seu conhecimento quase que exclusivamente na história de vida.
·        Os gestaltistas (sobretudo K. Lewin) tendem a descrever a personalidade num determinado momento.
Não que os gestaltistas neguem o sentido e a influencia dos acontecimentos passados; no entanto, não admitem uma influência genérica, e entendem que o passado só pode influir se sua presença for claramente verificada na situação momentânea.
Para os psicanalistas, se a personalidade resulta das vicissitudes da historia individual, o conhecimento do individuo só é possível através da reconstrução dos acontecimentos determinantes.
No entanto, esse processo de volta ao passado, embora frequentemente aceito sem maiores discussões, apresenta inúmeras dificuldades teóricas, uma delas, é que a historia de vida, como tal, pouco diz, e praticamente nada explica do comportamento no momento presente.
        Biografia
Qualquer historia de vida é demasiadamente extensa, e jamais será integralmente narrada; em outras palavras, a importância relativa dos acontecimentos é dada, não pela vida, mas por critérios escolhidos pelo biografo; assim a biografia não é um material totalmente seguro para se conhecer verdadeiramente uma pessoa.
Autobiografia
Nem mesmo a autobiografia é um material seguro, pois, o fato de escrever uma autobiografia revela, quase sempre, uma atitude de admiração por si mesmo, ou necessidade de desculpar-se ou engrandecer-se; ninguém é neutro diante da própria história.
A biografia e a autobiografia, nos melhores casos, são apenas materiais de que o psicólogo lança mão; o seu valor precisa ser aferido através de esquemas alheios aos depoimentos; a sua significação, no caso de uma personalidade concreta, só pode ser compreendida dentro da situação de um determinado momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário