A Renovação dos Valores Clássicos
Enquanto o ballet entrava em decadência no ocidente; na Rússia iniciava sua grande época. A Rússia possuía sua tão famosa escola de dança desde o século XVII.
A grande época do ballet russo inicia-se com três mestres estrangeiros: Marius Petipa (da escola francesa); Christian Johannsen (também da escola francesa); e Enrico Cechetti (da escola italiana). Foi Petipa quem trouxe à Rússia a escola francesa, que se caracterizava pela graça e pela elegância. Coube a Enrico Cechetti introduzir a escola italiana caracterizada pela força e pelo virtuosismo.
Na Escola Imperial de Dança desta época, formaram-se as maiores bailarinas e bailarinos clássicos. Entre estas: Anna Pavlova, Thamar Karsavina, Olga Sp-essivetzva, Bronislava nijinska, nijinsky, etc.
O curso na escola imperial compreendia oito anos de estudo; as crianças entravam com 10 anos, além das danças, estudavam as matérias correspondentes aos cursos de colégio. Formavam-se com 18 anos e entravam no corpo de baile de algum dos teatros reais; aí iniciavam a carreira profissional, iam aos poucos subindo de posição até chegar (quando chegavam) ao titulo mais elevado, o de prima ballerina assoluta.
As bailarinas recebiam uma vasta cultura geral; aprendiam à educação social, e eram recebidas na corte com todas as honrarias; tinham mesmo uma posição privilegiada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário