O Bailarino
A técnica tem um preponderante na dança clássica, uma vez que o corpo humano é transmissor, é o meio de realização; portanto ele precisa ser educado; para isso o bailarino deve apresentar certas qualidades físicas, como:
a) um corpo bem feito;
b) graça natural;
c) senso rítmico.
Por corpo bem feito compreende-se um corpo proporcionado, um corpo onde os braços não são demasiadamente longos, nem demasiadamente curtos; onde uma perna não é demasiado gorda, nem demasiado fina; onde a altura e o peso estão de acordo; enfim, um corpo onde todos os membros e componentes são proporcionais, formando uma harmonia.
Graça natural é aquela graça que faz com que os gestos saiam naturalmente, como se fizessem parte dele, em que nada é forçado, em que há fluidez nos movimentos.
Senso rítmico é a capacidade realizar os passos de acordo com a música, e construir, assim, uma coordenação entre ambos.
Isso na quer dizer que quem não possui o corpo ideal não pode dançar; pois o papel do professor é precisamente o de tirar partido, tanto dos defeitos como das qualidades de um aluno, e que um bailarino, com muito esforço, pode modificar seu próprio corpo.
Ex: Maria Taglioni possuía braços demasiadamente compridos e, por isso levava-os freqüentemente dobrados ao peito, tirando do seu defeito o melhor partido, dando realce a sua fraqueza.
O artista deve ser julgado pela sua capacidade de interpretação aliada a uma poderosa técnica, e não se deixar levar pela suas acrobacias.
A diferença de um para o outro se verifica mais no caráter psicológico de cada artista, pois ambos necessitam da técnica. O primeiro, o acrobata é o artista que busca aplausos; o segundo realiza todos os passos difíceis, mas estes apenas servem para dar relevo a sua expressão, ao que quer dizer.
Os bailarinos podem ser classificados de acordo com o papel que representam:
Ballerina noble – é a bailarina clássica por excelência; dança com tutu clássico, e precisa ter uma técnica extraordinária ao lado de uma grande personalidade. Os papeis mais característicos da ballerina noble são: a princesa dos cisnes, no “Lago do Cisne”; a princesa Aurora, na “Bela Adormecida”; “Sílfide”, etc.
Danseur noble – é o bailarino que serve de partenaire à bailarina, e que se chama no adágio de “support”.
Ex: o príncipe do “Lago do Cisne”, o príncipe Albrecht em “Gisele”, etc.
Danseuse de demi-caratère – a bailarina precisa ter também uma técnica perfeita, mas deve subordinar a sua personalidade ao papel que deve representar.
Ex: a Colombina, no ballet “Carnaval”.
Danseur de caractere – é que interpreta um papel co muita mímica, muito teatral, em geral papel grostesco ou cômico.
Ex: as danças do “Príncipe Igor”, o sapateiro do “Sapatinho Vermelho”.
Danseuse de caractere – é muito difícil um papel de caractere para uma bailarina, a não ser danças nacionais de um país.
Ex: a mulher do moleiro no “Chapéu de trÊs bicos”, a feiticeira em “Branca de Neve”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário