Anna Pavlova
Anna Pavlova nasceu em 1882, aos 10 anos, foi admitida na Escola Imperial; demonstrando um amor excepcional pela dança, ela foi uma aluna exemplar. Entrou no teatro Marynsky aos 17 anos, já tendo um pequeno solo (o que era uma posição privilegiada); aos 20 anos era “première danseuse”, aos 22 anos era “prima ballerina”, juntamente com mais duas, essa posição só fica abaixo da “prima ballerina assoluta”, que na época pertencia a Kchenssinkaya.
Casou-se com Vitor Dandré aos 22 anos, e ficaram juntos durante toda a sua vida. Desta época é que data seu ballet “O Cisne” ou “A morte do Cisne”, com musica de Saint-Saens e coreografia de Fokine, que criou este ballet especialmente para ela.
Em 1908, realizou uma tournée pela Europa, nos países do norte, onde obteve grande êxito; em 1909 foi a Paris com o Ballet Russo, nesta temporada ela dançou com dois grandes nomes: Nijinsky e Karsavina.
Em 1910 ela rompeu com Diaghileff e formou a sua própria companhai; daí em diante até 1931 sua carreira foi carreira foi uma serie de tournées por todo o mundo, com êxito extraordinário, esteve na América, no Japão, na Índia, nas grandes capitais Européias. Apesar de possuir uma companhia de ballet relativamente fraca, sendo ela o único expoente de valor, ela conseguia levar aos teatros multidões imensas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário