sexta-feira, 4 de março de 2011

A Técnice de apreciação do Ballet

A Técnica da apreciação do Ballet
  Desde os tempos mais antigos se procurou um meio de gravar os passos da dança, por ela ser uma sucessão, pois a um passo segue-se outro, a dificuldade para a escrita é muito grande; podem-se representar as poses, as posições, não, porém a sucessão dinâmica.
Thoinot – Arbeau foi um dos primeiros a realizar esse trabalho, com seu livro “Orchesografia” (a escrita da dança) em 1588; onde cita todas as danças existentes até seu tempo, com ampla descrição de cada uma.
Pierre Rameau estabeleceu as bases da dança clássica, realizadas no tempo de Lully, no livro “Le maítre à danser”, em 1725, onde predominou em todo século XVIII.
Carlos Blasis foi outro grande teórico da dança, com sua primeira obra didática chamada “Traitá elementaire théorique et pratique de l’art de La danse” (“A arte de Terpsicore”), em 1820.
  A Técnica Russa
O estilo francês é formado por passos delicados, leves e “coquetes”; apresenta muita delicadeza, abandono, coqueteria.
O estilo italiano se desenvolve em força e acrobacia, os movimentos são vivos, rápi8dos, com grandes saltos; o bailarino é veloz.
O estilo italiano e o estilo francês fundem-se na Rússia, e criam um novo estilo, combinando a graça do estilo francês com a vigor do estilo italiano, insuflado pela espiritualização, pela expressão própria da alma russa.
Os elementos de apreciação
Todo o exercício compõe-se de duas partes:
O adágio constitui movimentos lentos, majestosos, bem desenvolvidos; constitui o elemento feminino da dança.
O allegro é a exaltação, a liberdade do corpo, forte e vibrante, é o elemento masculino da dança.
Na dança clássica há dois princípios fundamentais:
“en dehors” (para fora)
“en dedans” (para dentro)
São duas palavras francesas, pois todos os termos de dança clássica são em geral usados na língua francesa.
Destas posições saem todos os passos e a elas todas retornam:
Plié – é o ponto de partida de todo passo, além das posições de pés, para realizar qualquer passo, deve fazer-se o plié.
Alguns passos usados no adágio: arabesques, atitude e developpés.
O allegro é formado principalmente de saltos e batteries.
Batterie – é a batida de um pé contra o outro, ritmicamente, ou no ar ou no solo.
Principais saltos: changement, echappé, grand jetté cabriole.
Principais batteries: entrechats, que podem ser desde quatro até dez.
Principais rotações: piruetas e fouettés
Enchainemente – é uma serie de pequeninos passos, que servem para unir um passo ao outro, formando uma frase. O principal enchainement é o pás de bourrée.

Nenhum comentário:

Postar um comentário